Texto publicado originalmente no blog da 4success, detentora do produto TunnelHub.

A transformação digital e integração de processos há muito tempo deixaram de ser vistos como decisão estratégica para se transformarem em protagonistas necessários para o sucesso das organizações. Isso se deve à imensa capacidade de otimizar atividades e oferecer respostas cada vez mais efetivas de acordo com as exigências do negócio.

Os gestores estão mudando a visão do que representa uma equipe de TI (Tecnologia da Informação) dentro da empresa, atribuindo a ela funções mais analistas e estratégicas, a fim de alinhar a tecnologia ao objetivo do negócio.

Neste conteúdo, vamos informar a relação que existe entre a transformação digital e a integração de processos e os benefícios que oferecem para o sucesso da empresa. Confira!

A transformação digital nas empresas

A competitividade do mercado exerce uma grande pressão sobre a forma de trabalho das empresas e o que elas podem melhorar em seus produtos e serviços. Com isso, os gestores passaram a enxergar nos profissionais de TI, que antes eram apenas as pessoas que resolviam os problemas da infraestrutura tecnológica da empresa, aqueles que poderiam dar as respostas que eles precisavam.

Com a necessidade de melhorar continuamente seus resultados, os líderes se uniram aos profissionais da tecnologia para criarem ou adquirirem ferramentas que otimizassem as atividades e pudessem apresentar dados referentes às produções. E essa parceria se desenvolve a cada dia produzindo cada vez mais inovações.

A relação entre a transformação digital e integração de processos

Não se trata de uma etapa fácil promover essa relação, mas as inovações são vistas todos os dias e aplicá-las à rotina da empresa precisa ser um passo estrategicamente pensado, para que os setores não se tornem cobaias de novas tecnologias que nem sempre solucionam os problemas.

Por esse motivo, é importante investir em soluções inteligentes, que sejam de fácil manuseio e intuitivas, de forma que abasteçam os setores com as informações necessárias, facilitem a comunicação entre as áreas e concedam mobilidade, tendo em vista que os smartphones dentro das organizações são um “mal necessário”, mas que ao oferecerem acesso à plataforma da empresa, independentemente de sua localização, facilitará bastante os processos.

Essa relação é fundamental para elevar a competitividade no mercado, otimizar a troca de informações e fornecer a agilidade de respostas necessária para um bom desempenho das empresas. Além disso, auxilia no desempenho dos colaboradores, tornando-os mais produtivos, motivados, engajados e efetivos em suas atividades.

Os benefícios da união entre a transformação digital e a integração de processos

Mesmo conscientes de que a transformação digital é uma necessidade e não uma opção para a empresa se manter competitiva no mercado, os gestores devem adaptar essas mudanças aos processos existentes e integrá-los, a fim de obter melhores resultados continuamente.

Essa união é importante não somente para a organização, mas para os envolvidos direta ou indiretamente no negócio.

Colaboradores

As inovações tecnológicas oferecem mais autonomia aos funcionários, tendo em vista que suas atividades estarão digitalmente diferentes e com resultados mais efetivos, proporcionando mais tempo às pessoas para que elas possam desempenhar outras tarefas sem se sentirem sobrecarregadas e estressadas.

Gestores

A liderança se torna mais humanizada e ao mesmo tempo atenta aos resultados, pois com ferramentas de indicadores é possível coletar dados em tempo real da produtividade e dar mais atenção às falhas que estejam acontecendo ou preveni-las. Com isso, o gestor poderá focar em sua equipe e fornecer o suporte necessário.

Clientes

Com processos integrados e digitalizados o cliente será o maior beneficiado, pois terá agilidade para suprir suas demandas e contará com uma plataforma de fácil acesso e manuseio. Essa estratégia é muito importante para a fidelização dos consumidores internos e externos.

A importância que a relação entre a transformação digital e integração de processos tem na rotina de uma empresa que deseja seu lugar no mercado fazem com que as inovações sejam agentes de melhoria das atividades e dos resultados do negócio e, com isso, produzam lucros e se mantenham competitivas e atualizadas.

Para complementar esse conteúdo, não deixe de ler o post sobre a importância da integração de processos e aumente ainda mais seus conhecimentos sobre o assunto!