Para assegurar que os diferentes setores da empresa estejam devidamente conectados e unidos em prol das mesmas diretrizes, os gestores buscam diferentes soluções de gestão. Porém, pode ser difícil conciliar softwares de alto nível com a personalização adequada às características do negócio.

Pensando nisso, mostraremos como as integrações — com SAP, por exemplo — são a melhor opção para interligar os sistemas e departamentos. Além disso, apresentaremos os principais benefícios obtidos de sua implantação nas empresas. Boa leitura!

O que são as integrações?

As integrações são soluções desenvolvidas para facilitar a comunicação entre sistemas, sejam legados, sejam de startups. Por meio delas, as informações podem ser enviadas de um para o outro de forma automatizada, com o mínimo de intervenção humana.

Na prática, o setor de RH, por exemplo, precisa de informações do controle de ponto para fazer o fechamento da folha e repassar os dados para que o financeiro libere o pagamento.

Com as integrações, esses relatórios podem ser gerados e compartilhados automaticamente, enviando as informações necessárias — como as horas trabalhadas, nesse caso —, com mais rapidez.

Quais são as vantagens dessas integrações?

Pela definição do conceito, já é possível ter uma ideia de como as integrações podem beneficiar os processos e os resultados de uma empresa. Nos tópicos a seguir, explicamos quais são as principais vantagens.

Diminuição drástica nas falhas de comunicação

As integrações entre sistemas, como dito, facilitam o intercâmbio de informações entre dois ou mais sistemas. Isso significa que grande parte dos dados — se não todos — são trafegados de forma automatizada.

Ao reduzir a necessidade de intervenção humana, diminui-se, também, as chances de surgirem erros nas bases de dados e de ocorrerem extravios de informações importantes, por exemplo. Com isso, a comunicação se torna mais fluída, ágil, acertada e confiável.

Aumento da produtividade

Com os colaboradores dedicando menos tempo no processo de exportação e importação de bases de dados de um sistema para o outro, o prazo necessário para executar determinados processos é reduzido.

Isso se traduz em economia de tempo, aumento da produtividade e ganho de eficiência operacional. Dessa forma, o tempo que seria necessário para executar esse trabalho manual pode ser direcionado para tarefas mais importantes ou estratégicas.

Diminuição do índice de erros

A troca automática de informações entre sistemas ou módulos diminui drasticamente o volume de erros causados por:

  • problemas de digitação;
  • manipulação equivocada dos dados;
  • extravio de dados.

Como consequência, a necessidade de retrabalho também é eliminada e os relatórios, bem como as análises feitas a partir deles, se tornam mais confiáveis.

Como implementá-las na empresa?

É importante contar com uma empresa de confiança e boa reputação no mercado, que forneça soluções integradas. É o caso da 4success, que conta com a expertise necessária para criar conexões e promover integrações com SAP e outros sistemas.

Só assim você tem a garantia de que as integrações vão tornar os processos mais inteligentes e eficientes.

A 4success trabalha com integrações entre sistemas SAP e os contratantes podem optar por modelos pay-for-use e ferramentas de integração focadas em aperfeiçoar os resultados.

A empresa também desenvolve extensões, que nada mais são do que soluções criadas com o objetivo de fornecer funcionalidades que os sistemas atuais não têm. Em outras palavras, elas são como um complemento para tornar os sistemas ainda mais abrangentes, contemplando as mais variadas necessidades do negócio.

Nesses casos, as integrações entram para conectar essas soluções umas às outras e garantir a automatização. Isso pode acontecer entre os módulos do sistema SAP, entre as soluções da própria empresa, com o SAP e o SuccessFactors, e outros softwares de qualquer desenvolvedor, como soluções de startups.

Como você pôde ver, as integrações têm um papel importante na otimização das rotinas dentro de uma empresa, principalmente no que diz respeito à comunicação e à agilidade na execução dos processos — sem perder em qualidade e confiabilidade.

O que achou deste artigo? Quer entender melhor o que essas integrações podem fazer pelo seu negócio e quais são as vantagens de investir nessa estratégia? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas agora mesmo!