Texto publicado originalmente no blog da 4success, detentora do produto TunnelHub.

As soluções tecnológicas corporativas estão a cada dia mais presentes nas empresas que se preocupam em se manter atualizadas, otimizar seus processos e se tornar mais produtivas, sem, necessariamente, aumentar seus custos. Existem soluções para as mais variadas finalidades, que precisam conversar entre si. É exatamente nesse momento que a integração customizada entra em cena.

São diversos processos envolvidos para que um produto ou serviço chegue até o consumidor. Eles vão da logística ao marketing, envolvendo o financeiro, o contábil, o RH, pesquisa e desenvolvimento, vendas e muitos outros, de acordo com a atividade da empresa. Em algum momento, essas áreas precisarão se comunicar, o que pode se tornar algo bem desastroso se cada uma utilizar um software diferente.

Pensando nisso, para que você saiba como evitar esse problema por meio da integração customizada, elaboramos este post, no qual será explicado do que se trata, como funciona e quais os seus 6 principais benefícios para a gestão da empresa. Então, continue lendo e entenda tudo sobre o assunto!

O que é integração customizada?

Nem sempre um único software é capaz de atender a todas as necessidades de uma empresa e, por isso, acaba surgindo a necessidade da contratação de várias plataformas. Porém, quando as informações de uma solução são necessárias em outro software, e ambos não se comunicam, começam os problemas.

As ferramentas que deveriam facilitar a gestão e operação da sua empresa se transformam em uma verdadeira “colcha de retalhos”. Para que isso não aconteça, é necessário que todas as soluções utilizadas sejam integradas e tenham acesso às informações uma da outra.

Porém, nem sempre tudo o que está em uma solução precisa ser transmitido para o outro software. Assim como existem ferramentas que oferecem diversos recursos que acabam não sendo utilizados e tornam a operação mais complexa, o excesso de dados redundantes e desnecessários também pode prejudicar o funcionamento dos softwares.

Diante disso, a integração customizada se faz necessária, pois somente com ela será possível conectar somente as partes necessárias das soluções utilizadas, evitando as “sobras” que atrapalham e poluem as bases de dados.

Como funciona essa solução?

Na prática, a equipe de TI, em primeiro lugar, entende quais são as reais necessidades de integração para cada área e software utilizado pela empresa. Com essas informações em mãos, se faz o planejamento do que, exatamente, será integrado ao que.

Depois disso, é feita uma análise de compatibilidade entre as soluções para que se saiba como executar o que foi planejado. Em muitos casos, para não interferir no dia a dia de trabalho da empresa, as integrações vão acontecendo de forma gradativa e com o acompanhamento dos resultados obtidos em cada uma delas.

Depois de completamente implementadas, as integrações customizadas começam a ser checadas e monitoradas, em busca de eventuais problemas que tenham passado despercebidos. A partir do que foi levantado durante esse monitoramento, são feitas as correções necessárias. Cabe ressaltar que tudo isso é realizado dentro de um cronograma criado de acordo com a rotina da empresa, para que ela seja afetada o mínimo possível.

Quais os benefícios da customização?

Agora que você já entende o que é e sabe como é feita a integração customizada, vamos estudar, mais detalhadamente, cada um dos benefícios trazidos por ela. Veja nos tópicos a seguir:

1. Integração elevada

Especialmente quando uma solução é construída sob medida para as necessidades de uma empresa, ou mesmo em outros tipos de integração, ela já é pensada para ser compatível com todas as integrações que forem necessárias. Desse modo, a personalização garante que tudo se comunique perfeitamente.

2. Alta performance

Como mencionamos, os excessos prejudicam a performance e a operação das soluções. Por isso, a integração customizada interliga somente o que, de fato, é necessário para que haja uma boa comunicação entre as ferramentas, evitando sobrecargas e gerando um melhor desempenho.

3. Redução da complexidade de operação

Quanto mais recursos presentes em uma solução que não são utilizados, mais complexa se torna a sua operação. O mesmo vale para a integração entre ferramentas. A redundância de dados e de procedimentos de operação só complica a vida do usuário. Com a integração customizada, tudo isso poderá ser eliminado e a implementação será feita de acordo com as necessidades da empresa.

4. Aumento da produtividade

O aumento da produtividade é uma consequência, quase evidente, da eficiência da comunicação entre as ferramentas, do melhor desempenho e da redução da complexidade na operação da solução. Com uma melhor experiência para os usuários, certamente eles serão mais produtivos.

5. Redução de erros

Quando se está trabalhando transitando informações entre diversas soluções que não se comunicam, a probabilidade da ocorrência de erros é bem maior. Isso acontece porque mais tarefas terão que ser realizadas por seres humanos, que estão sujeitos a falhas e distrações, ainda mais quando há uma falta de automação.

6. Novas perspectivas

Com todos os ganhos trazidos por uma integração customizada, a empresa é elevada a um novo nível, já que além da maior agilidade e produtividade das equipes de trabalho, seus gestores terão informações consolidadas de modo muito mais abrangente e detalhado. Isso dará a eles uma visão holística da empresa.

Desse modo, os gestores serão capazes de identificar, com muito mais precisão, os pontos que podem ser melhorados e, desse modo, criar perspetivas, metas, e até mesmo oportunidades de negócio e de expansão para a empresa. Tudo isso com base em dados que só puderam ser cruzados a partir da integração de soluções, uma vez que antes só existiam isoladamente.

Vale lembrar que uma integração customizada tem um processo de implantação com várias etapas que precisam ser respeitadas, e desafios a serem vencidos. Por isso, somente uma empresa especializada no assunto será capaz de realizar integrações totalmente personalizadas e adaptadas às necessidades da sua empresa.

Como você viu, a integração customizada traz inúmeros benefícios para empresa, suas equipes e seus gestores. No entanto, para que ela aconteça conforme o esperado, o primeiro passo é contratar uma empresa especializada no assunto, como a 4sucess.

Por isso, não perca mais tempo e comece agora mesmo a tomar as providências necessárias para implementar uma integração customizada para o seu negócio. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você.