Texto publicado originalmente no blog da 4success, detentora do produto TunnelHub.

Entender quais são as melhores soluções de integração para uma empresa é essencial para que se possa colher resultados positivos no negócio. Afinal, vivemos em um cenário altamente tecnológico e é comum que nem sempre as empresas saibam qual é a melhor tecnologia para ser utilizada em cada situação, por exemplo.

Para que você entenda mais acerca do tema e saiba como driblar problemas desse tipo, listamos 5 ações que devem ser executadas para que possam ser feitas integrações nas companhias. Acompanhe!

1. Alinhamento de tecnologia e estratégia

Por mais que estejamos vivenciando a era da transformação digital, as novas tecnologias não devem ser usadas sem um motivo na empresa. É necessário alinhar os recursos tecnológicos com a estratégia.

É preciso ser feito um trabalho minucioso, para que as tecnologias sejam escolhidas de acordo com o potencial estratégico de cada uma delas. Assim, mais resultados positivos poderão ser alcançados e recursos serão economizados.

2. Mapeamento dos processos

Ainda falando sobre a questão de alinhamento de tecnologia e estratégia, convém fazer um completo mapeamento dos processos. A ideia é que sejam listadas todas as atividades realizadas no dia a dia da empresa, sem que nada seja esquecido. De tal forma, poderão ser adquiridos softwares e feitas integrações que realmente supram todas as necessidades do negócio.

3. Base de dados compartilhados

Os dados são utilizados em diferentes áreas de uma empresa, como no marketing para desenvolver ações exclusivas para cada cliente e na logística para fazer as entregas dos produtos corretamente, por exemplo.

É por isso que uma das soluções de integração mais comentadas é a base de dados compartilhados. De tal maneira, tudo que é alimentado em uma determinada atividade da empresa também poderá ser útil em outros departamentos.

4. Automação

Automação é a palavra-chave para o sucesso das companhias contemporâneas. Afinal, a inteligência artificial, o machine learning e outras soluções têm feito com que os processos das empresas sejam cada vez menos burocráticos e operacionais e mais estratégicos.

As ferramentas automatizadas também se conectam mais facilmente umas com as outras. Assim, podem ser feitas integrações entre diferentes soluções de maneira automatizada. Quando uma venda de um produto é realizada, automaticamente ele é retirado do estoque, por exemplo. Tudo isso de maneira rápida e prática.

5. Investimento em nuvem

Investir em nuvem também é imprescindível nos dias atuais. Com essa tecnologia não há problema de as integrações não serem feitas porque as soluções estão em espaços físicos diferentes. Afinal, tudo estará armazenado na internet e poderá ser acessado a qualquer momento e de qualquer local.

Buscar por soluções de integração é uma boa alternativa para implementar novidades no seu negócio e assim trazer mais qualidade e eficiência. Essa medida pode acelerar seus processos e garantir mais integração para suas equipes. Por isso, busque por formas para desenvolver esse processo na empresa e ter mais qualidade e eficiência.

Uma das integrações que pode ser realizada é a do SAP com outros sistemas. Para saber mais, leia o nosso artigo que fala sobre esse assunto!